Sobre o site

Trabalhei com Tecnologia da Informação desde 1997, foi esta área que despertou em mim o interesse pelo café! Longas horas na frente do computador exigiam alta concentração e pensamento rápido e o café era meu grande aliado.

Foi em 2006 que tive a oportunidade de trabalhar mais diretamente com o café. A convite de meu pai, comecei a gerenciar uma cafeteria. Dia a dia, pude compreender as dificuldades que todos os donos de cafeterias enfrentam, pude conhecer e manter contato com produtores e revendedores.

Toda esta vivência me influenciou a criar este site, permitindo compartilhar meus erros, meus acertos e, de uma forma discreta, ajudar a difundir uma cultura mais elaborada do café.

Em 2012 comecei a estudar fotografia, sem grandes ambições. Desta nova oportunidade nasceu uma nova paixão e junto ao café tento expressar em cada foto meu sentimento de amor e respeito por tudo envolvido no processo, desde o plantio até a hora de experimentá-lo!

O conteúdo deste site é escrito por mim com a ajuda de minha esposa, Cristiane Degrecci Turrini. Tenho como objetivo falar sobre café e compartilhar experiências relacionadas ao café, ampliando assim seu leque de opções e conhecimento.

Tenho a pretensão de me tornar um guia na hora em que você for escolher um café diferente para tomar ou mesmo quando decidir ir a uma cafeteria que ainda não conheça.

Toda ajuda é bem-vinda. Você pode enviar comentários, análises ou até mesmo dicas para serem colocadas no site. Só não se esqueça de mandar fotos e informações que levem outras pessoas a encontrar o que vai me enviar.

Dúvidas, elogios, reclamações ou mesmo dicas:

Muito obrigado pelo interesse,
Gustavo Silveira Bueno Carvalho

20 ideias sobre “Sobre o site

  1. Tenho muito interesse em conhecer mais sobre café e todos os métodos de extração e o seu guia me ajudou muito. Parabéns pela iniciativa. Estou sempre consultando as novidades. Quem me falou do seu guia foi o dono da Cafeteria Cambuí, local onde se toma ótimos cafés.Abraços.

    • Muito obrigado pelo comentário, é sempre bom saber que alguém está gostando do que estamos fazendo!
      Sempre que quiser saber algo em específico ou tiver alguma sugestão, fique à vontade para nos escrever novamente!

      Obrigado,
      Gustavo Silveira B. Carvalho
      Guia do Cafezinho

  2. Bom dia! Você é de qual região do Brasil? Aqui no Rio de
    Janeiro tem um pessoal preparando um ótimo café, que eles mesmos
    torram no produtor: http://www.facebook.com/curtocafe Fala com o
    Biel ou o Kienteca, são duas pessoas fantásticas e apaixonadas por
    café! Abraço e parabéns pelo site!

    • Olá Gustavo, tudo bem?
      Sou de Campinas-SP, mas quando se trata de café, distancias são apenas um detalhe.
      Obrigado pela dica! Vou entrar em contato com eles!
      Seu comentário é muito bem-vindo!!!

      Abraço,
      Gustavo Silveira B. Carvalho
      Guia do Cafezinho

  3. Parabéns pelo site!
    Sou apaixonado por café, sempre na busca do expresso perfeito, que dificilmente encontro em Campinas.
    Sugiro uma avaliação do recém inaugurado Café Container, no bairro Cambuí, uma boa opção para quem é exigente na hora de tomar um cafezinho.
    Um abraço.

  4. Parabéns pelo sie, sempre acesso, mas hoje os amigos apaixonados em café, ligaram e me alertaram em visualizar rapidamente a matéria do café da Fazenda Movimento, que por sinal ficou ótimo. Para você editor, seria um elogio de mais um, para mim, foi uma emoção sem limites, não acreditava nunca que em pouco tempo o café da Fazenda Movimento estaria estampado e elogiado por quem escreve, aprecia e entende dessa bebida que desperta mistérios que fascina a todos apreciadores. Eu, produtor de café e proprietário da Fazenda Movimento, compartilho com você editor, toda minha alegria e agradecimento da matéria. Grande abraço.

    Luiz Fernando

    • Olá Luiz, tudo bem?

      É sempre um prazer escrever sobre bons cafés! Adoramos seu café, parabéns pela qualidade e atenção no plantio.
      Obrigado por escrever, sua opinião é muito bem vinda.
      Se possível, eu gostaria de conhecer sua fazenda.

      Um abraço,
      Gustavo Silveira B. Carvalho
      Guia do Cafezinho

  5. olá! tudo bem ? procurando por moedores acabei encontrando seu blog… bom, nunca comprei uma máquina de café e será que o modelo candence mdr 301 110v é boa? gostaria de experimentar um modelo mais simples para depois comprar um mais avançado. Aguardo.

    • Oi Adriano, tudo bem?

      Não conheço esse moedor de café, mas pelo que puder ver no na internet, ele na verdade não moi o café, ele quebra os grãos. Com ele você não vai ter como escolher a espessura da moagem nem a isometria do pó, ou seja, vai ter tudo quebrado em diferentes tamanhos.
      Acho que vale guardar um pouco mais de dinheiro e comprar um modelo que permita escolher a espessura da moagem, ou pelo, menos, moa o café de forma uniforme.

      Espero ter ajudado, não se esqueça de compartilhar suas experiencias!

  6. Fala Gustavo. Cai no seu site por acaso mas gostei bastante. Comprei uma cafeteira moedora e vou usar sempre seu site como referencia agora.

  7. Oi Gustavo,
    Muito legal o seu depoimento. Tenho um percurso parecido com o seu: também sou da área de tecnologia da informação e meu contato com a área de café se deu por acaso, quando trabalhei para uma marca de café 🙂 Hoje, criei o Guia do Café e ando estudando bastante para trabalhar com torrefação. Espero em breve poder fazer como você. Ah, e te convido também para conhecer o guiadocafe.com.
    Abs!

Deixe uma resposta