Fazenda Santa Maria

Após experimentar o Café Santa Maria, fiquei muito animado para visitar a fazenda produtora. Apesar de conhecer algumas fazendas produtoras de café, nunca tinha visto uma orgânica – e tenho me interessado cada vez mais por este tema.

Fazenda Santa Maria

Fazenda Santa Maria

Como mencionado no post do Café Santa Maria, esta fazenda fica na região da Mogiana Paulista. Herdada e mantida pelos irmãos Florezi, ela tem seu funcionamento dedicado à sustentabilidade. Produz um café de qualidade e com o selo de produto orgânico. O selo é expedido e fiscalizado pela IBD – empresa brasileira de certificações.

Fazenda Santa Maria

Fazenda Santa Maria

Sua produção não é grande – atualmente é de 3.500 sacas por ano – e 90% de tudo é direcionado à exportação. A colheita é realizada de maneira manual, a secagem é feita no terreiro da fazenda e no também secador, inaugurado recentemente.

Fazenda Santa Maria

Fazenda Santa Maria

Tive a oportunidade de passar uma manhã com o administrador da fazenda, Amarildo. Um sujeito simples e muito experiente na lida do café. Caminhei pela plantação, ainda com o café cereja aguardando a colheita. Observei algo que não é muito comum em plantações de café: uma incrível variedade de aves em meio à plantação. Acredito que, pela ausência de pesticidas e outros defensivos agrícolas, a fauna coexiste harmonicamente com a plantação. Os pés de café estavam todos carregados, com diversas variedades: Mundo Novo, Catuai, Bourbon, entre outras.

Fazenda Santa Maria

Fazenda Santa Maria

Apesar da produção ser pequena e dedicada à exportação, acredito que, com o interesse nacional crescente na qualidade do café e com a proximidade da fazenda de grandes centros urbanos, em pouco tempo, a parte da produção destinada ao mercado interno vai crescer.

Foi uma manhã muito prazerosa, digna da tradicional recepção do interior paulista. Pude experimentar – enquanto caminhava – mamão, jabuticaba e outras frutas que crescem em meio à plantação.

Deixe uma resposta