Cappuccino tem chocolate?

Não, cappuccino não tem chocolate!

O verdadeiro cappuccino italiano, que tem suas origens nos frades franciscanos, não leva chocolate em pó ou mesmo canela. Esses ingredientes foram encorporados ao cappuccino por nós, brasileiros. Não que isso seja errado ou deixe o cappuccino ruim, mas se você quiser tomar o verdadeiro cappuccino italiano, deve atentar-se a:

  • Composição: aproximadamente 1/3 de café, 1/3 de leite e 1/3 de espuma de leite.
  • Textura da espuma: a textura da espuma é muito importante no cappuccino, evite um cappuccino em que a espuma é colocada com uma colher. Um bom cappuccino tem sua espuma criada com a correta vaporização do leite no ato de se servir. A espuma deve ter textura aveludada, cremosa e brilhante.
  • Café: Não adianta nada um cappuccino com as proporções corretas e um café ruim, o café precisa ser de qualidade e tirado na hora.
  • Leite: Diferentes marcas de leite quando vaporizadas criam diferentes quantidades de espuma – algumas as criam mais facilmente outras nem tanto. O leite mais indicado para a correta vaporização é o leite integral tipo A.

Futuramente postarei um vídeo mostrando como vaporizar o leite e como preparar um perfeito cappuccino italiano. Por enquanto, deixo a foto do cappuccino que acabei de preparar antes de ir para o trabalho.

Cappuccino Italiano

Cappuccino Italiano

21 ideias sobre “Cappuccino tem chocolate?

  1. Hmmmmmmmmm… um cappuccino bem feito não precisa mesmo de chocolate. E não tem nada a ver com o café com leite que servem em alguns lugares por aí!

  2. Não estou conseguindo fazer a vaporização, o leite não está dobrando e nem cremoso, o que faço?

    Estou usando o leite longa vida.

    Abraço..

    • Olá Roberto, tudo bem?
      Em primeiro lugar, você precisa ver se o vaporizador é forte o suficiente, eu acredito que esse não é o caso.
      O leite só vaporiza quando frio, então é importante ele estar previamente gelado.
      Eu tive problemas com leites longa-vida, por isso cheguei até os Tipo A, que são mais caros, duram menos, mas rendem melhores vaporizações.
      Vou fazer um vídeo com algumas dicas de vaporização, quem sabe lhe ajude mais!
      Obrigado por comentar!

      Abraço,
      Gustavo Silveira B. Carvalho

      • Gustavo então eu podria usar o leite ninho já que ele tem em sua composição para um copo de leite 2 colheres de sopa 13 por cento de gordura? Obrigada . Marcia

        • Olá Márcia! Muito obrigado por comentar.
          Eu nunca experimentei fazer o cappuccino com leite ninho, mas confesso que estou curioso para saber como fica!
          Você poderia compartilhar esse experiência conosco! O que acha?
          Abraço! Gustavo
          Guia do Cafezinho

      • tenho uma nespresso junto a um aeroccino+ e o leite A tem uma dificuldade enorme de formar espuma.
        hoje vou testar o longa vida.

          • o tipo A que usei foi da marca fazenda bela vista,
            mas bem lembrado, a xando tambem tem leite tipo A. vou testar em breve este.
            voltando ao longa vida. fiz o teste ontem e obtive uma otima espuma densa e sedosa.
            resultado perfeito com o leite da marca Paulista embalagem tipo caixinha quadrada com tampa de rosca. uht.
            a minha ideia é que a capacidade de espumar esta ligada ao “peso” do leite. o leite A me parece bem mais denso e pesado que os Longa Vida uht que parecem “aguados” assim sendo mais fracos e mais leves. e naturalmente mais faceis de “arear”. já o leite tipo A parece mais pesado esmagando as bolhas de ar que o aeroccino tenta criar…
            talvez com vaporizadores como nas espressos proficionais isso seja irrelevante. mas para um aeroccino e outras maquinas caseiras de menor potencia faça toda a diferença.

  3. Pingback: Café e Cappuccino com Doce de Leite | Guia do Cafezinho

  4. Eu já estou desistindo de tomar cappuccino em SP… é um festival de chocolate em pó, calda de chocolate, canela e sabe-se lá o que mais (o cappuccino Havanna traz doce de leite, mas fica bem claro que se trata de uma criação da rede; além disso, eles oferecem o tradicional em suas lojas).
    O pior é você tentar explicar para o/a atendente e a pessoa te olhar com cara de incrédulo, replicando que “então você quer um café com leite”.
    Com esse papo de chocolate e canela o Brasil prestou um desserviço a uma receita tradicional.

    • Realmente ainda é muito difícil de se achar uma cafeteria onde se pode tomar o tradicional cappuccino. Por isso que cada vez mais, as pessoas tem optado por comprar máquinas de espresso residenciais.
      Quando eu quero tomar um bom cappuccino, eu mesmo tiro!
      Você está convidado a vir tomar um aqui comigo um dia desses.

      Obrigado por escrever,
      Gustavo Silveira B. Carvalho

  5. Pingback: Cremeira Latte Espressione | Guia do Cafezinho

  6. Pingback: Cappuccino Lindt | Guia do Cafezinho

  7. Desde a publicação deste post, até hoje não vi o vídeo que você falou que ia postar explicando como vaporizar o leite e preparar o autêntico cappuccino. Será que ainda dá tempo? 🙂

    • Olá Cristiano, tudo bem?
      Primeiramente, muito obrigado por escrever!
      Me desculpe por não ter postado o vídeo ainda. Estou procurando algum barista que queria deixar-se filmar por mim, mas está difícil. Não sei o que acontece, mas até mesmo meus amigos se recusam a fazer um vídeo. Não entendo muito bem isso.
      Mas não desisti, se eu não conseguir achar alguém disposto, eu mesmo filmo e preparo o cappuccino.

      Abraço,
      Gustavo

  8. Tive em Blumenau recentemente, exatamente na na Vila Germanica onde procurei em um Cafe localizado na mesma e pedi por um Cappuccino que fosse com Cafe Expresso e leito vaporizado mas sem acucar. Me disseram os baristas do local que eu estava equivocado e isso nao existia e eles tem ja pronto o cappucino para adicionar a (agua??) que vem em um pacotinho. Entao aceitei que fosse assim, so que me deram um chocolate quente acucarado demais e misturado em agua que me cobraram 12 reais por aquele lixo. Claro que joguei fora e fiquei sem meus 12 reais. Dai entendi bem que a tal Vila Germanica so serve pra tirar dinheiro de turista otario assim como eu fui, mas la nao pretendo mais voltar nessa encarnacao. Um lixo de lugar !!!!

Deixe uma resposta