Café sem Açúcar?

-Nossa, como isso é amargo! – Essa foi minha frase depois de tomar meu primeiro café sem açúcar, ainda no primeiro dia do curso de barista. Essa frase foi dita minutos depois desta outra:

-Nunca vou tomar café sem açúcar!

Para quem me conhece, sabe que depois de dito, dificilmente mudo, mas, durante o curso, fui gradativamente convencido a retirar o açúcar do meu café e desde então, nunca mais misturei açúcar com café.

Antes de continuar, vou deixar uma coisa bem clara: o melhor café é sem dúvida o café que você gosta. O que mais tem hoje em dia é especialista querendo lhe convencer do contrário.

Cafeteira Italiana

Primeiramente, devemos saber um pouco da anatomia de nossa língua. Calma, não vou postar a foto de uma língua horrorosa somente pra explicar que sentimos o gosto das coisas através da língua. Em toda a superfície superior da língua temos células especializadas em “sentir o gosto” dos alimentos. Para simplificar, vamos nos preocupar apenas com salgado, azedo, doce e amargo e a localização de maior percepção sensorial.

Sentimos o gosto amargo na parte traseira da língua, ou seja, a parte mais próxima a garganta. O gosto doce vem da outra extremidade, a ponta da língua, já a acidez (azedo) pode ser mais notada nas laterais.

Faça uma pequena experiência pegando alguns alimentos ou bebidas de diferentes características, como salgado, azedo, doce e amargo e prove um de cada vez, deixando-os mais tempo na boca e tentando perceber onde você sente maior atividade na língua. Você notará que as partes da língua descritas acima irão se sobressair de acordo com a característica do alimento.

Dito isso, podemos voltar para o café!

O que buscar em um café?

Eu particularmente, procuro um café com excelente aftertaste, ou seja, um café que deixe na boca um gostinho bom. Também prefiro cafés com baixa acidez e amargor. Meu professor do curso de barista preferia café com amargor acentuado, por isso que eu digo, cada um sabe o que gosta.

Uma vez definido o que você gosta e como identificar isso anatomicamente, vamos ao açúcar. Eu costumo dizer que até chá de boldo fica gostoso com açúcar. O açúcar mascara o gosto das coisas, ele não deixa que você identifique as características do café. Dificilmente, perceberá a diferença de um bom café e de um péssimo café se você coloca açúcar. Tente por um tempo, tomar café sem açúcar, busque sentir as características deste café, anote e prove outro diferente, compare, faça desta atividade algo prazeroso e garanto que você nem perceberá que retirou o açúcar.

Sua vida ficará mais saudável e você se tornará mais um especialista em café!

 

30 ideias sobre “Café sem Açúcar?

  1. Pingback: Café Maritaka | Guia do Cafezinho

  2. Pingback: Análise – Café Madame D’Orvilliers (Espresso) | Guia do Cafezinho

  3. Pingback: Análise – Café Britt Espresso (México) | Guia do Cafezinho

  4. Por questão de perda de peso, cortei refrigerantes e açucar em café, sucos, etc. Acabei nessa vibe de experimentar tipos e marcas de café.

  5. Ja tomo cafe sem açucar a tempos , nao uso açucar para nada , todo alimento tem seu doce natural , as pessoas deveriam adotar habitos , que mude o circulo de suas vidas , e uma delas e eliminar o açucar , como voce falou , o açucar mascara os alimentos , sem contar que e glicose industrial pura , isso esta matando as pessoas , aprendi a eliminar os açucares , quando divi apartamento com duas moças chinesas em Madrid ,eles nao usam açucar para nada , espero que todos façam pelo menos um teste , eu so tenho um problema com café sem açucar , tomo uma chicara , e me da vontade de tomar outra e outra rsrsrrs .

  6. otimo, fiz essa experiencia e me liberteri do acçucar nãi uso mesmo mais para nada, só tenho a ganhar e no café fica uma delicaia sem açucar experimente se liberte vc também..

  7. pois é, mas tem que ser café de qualidade… esses cafés muito torrados, comuns como pilão, pelé não dá… tem que ser um espresso… tomei o juan valdez, muito bom, não trava a língua, sem açúcar, deliícia…

  8. Adoro café sem açúcar, no início foi realmente difícil mas, eu criei uma técnica que consistia em colocar canela por cima e ir diminuindo até ficar só café, com o tempo é possível perceber todos os sabores do café, por esse motivo hoje não uso açúcar em nada e troquei o sal por temperos diversos.
    Faço um desafio a todos, parem de usar açúcar e sal nas coisas e conheça o real sabor da vida.

    Valeu guia do cafezinho ou “cafezim” aqui em minas haha.

  9. No começo o gosto não é muito bom, mas a partir da terceira xícara você nem lembra mais que algum dia tomou café com açúcar. rsrsrsrs. brincadeirinha. Mas vale mesmo a pena aderir ao café sem açúcar, só trás benefícios à saúde.

  10. Eu particularmente, quando fui experimentar o café sem açúcar , Não consegui tomar mais com açúcar. Todas as vezes que eu tomava café com açúcar, me dava muitas dores de barriga. Porém passei a tomar somente sem açúcar e sou muito mais feliz e sem nenhuma dor kkkk.

Deixe uma resposta