Baratza Wario-W

Conheci este moedor de café durante minha visita à sede das Fazendas O’Coffee, em agosto de 2014 e, desde então, não descansei até conseguir adquirir um. Entrei em contato com o fabricante nos Estados Unidos e, depois de um tempo, me passaram o contato da empresa que representa a marca aqui no Brasil.

Pra minha surpresa, os produtos da marca Baratza são comercializados por uma empresa em São Paulo, a Libermac. Então, finalmente, comprei um para mim.

Baratza Wario-W

Baratza Wario-W

Em minha opinião, este é o melhor moedor de café para uso residencial e para pequenas e médias cafeterias. Antes de começar a detalhar suas qualidades, vou citar duas coisas que eu não gostei no moedor, mas que não tiram dele o adjetivo de melhor moedor.

Ele não vem com um manual, ou seja, apenas um Guia Rápido o acompanha e se quiser o manual, você tem que baixá-lo do site do fabricante. E se não souber uma língua estrangeira, vai ter que se virar com o Guia Rápido em outra língua mesmo. Sua tomada não vem no controverso padrão brasileiro, então, tenha em mãos um adaptador.

Baratza Wario-W

Baratza Wario-W

Deixando essas peculiaridades de lado, vamos falar um pouco do que ele tem que o coloca tão à frente dos concorrentes. Sua estrutura é muito resistente e leve, seu design é fantástico, tornando-o muito intuitivo na hora de usar. Alguns detalhes mostram a preocupação do fabricante com o contentamento do cliente, como as duas ferramentas que o acompanham: uma para regulagem das lâminas do moinho e a outra para a limpeza interna – elas têm um acabamento fantástico. A chave de abrir e fechar a saída da cuba de café é algo que não se vê por aí. Inúmeras foram as vezes – utilizando outros moedores – em que derrubei café no chão enquanto tentava retirar a cuba do moinho.

Baratza Vario-W

Baratza Vario-W

Sua lâmina é cerâmica e ele vem com uma balança digital incorporada, que facilita muito a preparação da quantidade certa de café. Você pode pré-programar 3 pesagens diferentes e reprogramá-las quando conveniente.

Baratza Vario-W

Baratza Vario-W

As escalas de gramatura da moagem do café são de outro mundo. Você tem 10 regulagens de gramaturas diferentes e mais 23 micro regulagens para cada gramatura. Isso lhe dá 230 gramaturas precisamente diferentes. No guia rápido, uma tabela vem com algumas regulagens pré determinadas de fábrica, como por exemplo 6M para Hario ou 10Z para Prensa Francesa.

Comprar um moinho deste significa investir muito dinheiro em algo, pois esse moinho é caro. Mas ele vale cada centavo investido se você estiver buscando um nível mais elevado de café.

Especificações Técnicas:
Velocidade para Moer: 1,6-2,2 g/sec.
Capacidade café em grãos: 227 g
Capacidade café moido: 170 g
Peso: 4,1 kg
Dimensões: 13x36x18 cm
Voltagem: 120 V AC 180 Watts 50/60 Hz. 1.5 Amp
230 V AC 180 Watts 50/60 Hz. 0,8 Amp
Velocidade: 1350 RPM

5 ideias sobre “Baratza Wario-W

    • Olá Domingos, paguei R2.548,00 mais o frete. Não sei se o preço muda conforme a cotação do dólar, pois se trata de um produto importado.
      Lá fora, sai um pouco mais barato que isso, mas você corre o risco de ser tarifado na alfandega e não vai ter garantia aqui no Brasil.

      • Estou te perguntando o preço pois comprei um moedor da marca Cuisinart, modelo DBM- 8 e não fiquei feliz com esta compra quanto a gramatura de moagem ou seja a moagem mais fina ainda é muito grossa e se vc deseja fazer uma café de coador não fica legal. Te agradeço.

          • Pergunta de principiante desinformado…
            Qual o tipo de corpo moedor do Vario-W?

            O corpo moedor do Cuisinart DBM-8 é em lexan, um tipo de plástico, certo? A moagem dele já é melhor do que um aparelho simples com lâminas, mas ainda atrás do Vario-W, é isso?

            Os equipamentos “top” tem corpo moedor em cerâmica?

Deixe uma resposta